Bem-vindos ao MUSEU NACIONAL DE CONÍMBRIGA.
O espaço museológico corresponde grosso modo à área da cidade antiga de Conímbriga (apenas parcialmente musealizada), integrando as Ruínas, quer a parte escavada, quer a reserva arqueológica, o Museu e alguns espaços circundantes.
A investigação arqueológica antecede a criação do museu. Um longo processo de pesquisa foi iniciado no século XIX e consolidado no século XX, especialmente depois de consumada a classificação do sítio arqueológico como Monumento Nacional, em 1910.
Em 1873, o Instituto de Coimbra criou uma secção e um Museu de Arqueologia e deu início ao estudo de Conímbriga. Em 1899, concretizaram-se as primeiras sondagens de vulto, o desenho da planta do oppidum e os primeiros levantamentos de mosaicos. A partir de 1929, iniciaram-se em Conímbriga escavações sistemáticas, impulsionadas pela realização do XI Congresso Internacional de Antropologia e Pré-História. Os resultados motivaram o Estado em 1930, a adquirir a maioria dos terrenos. Nos anos quarenta e cinquenta do século XX foram realizadas obras de reconstituição e consolidação das ruínas, especialmente dos mosaicos. Em 1962, foi inaugurado o Museu Monográfico de Conímbriga, posteriormente Museu Nacional.
Poderá neste formato digital, com a colaboração do editor “Bluebook”, consultar os conteúdos impressos no “Catálogo das Coleções” e no “Guia das Ruínas” de Conimbriga. Ambas as publicações disponíveis estão para consulta na recepção e à venda na loja do museu. Para melhor planejamento da visita, por favor, analise o mapeamento e respectiva localização dos QRCodes do museu (vitrinas) e das ruínas (painéis informativos).
Os dados científicos resultam da dedicação de várias gerações e da investigação de décadas. O formato apresentado é experimental e será monitorado para futura otimização dos formatos e conteúdos informativos.
Obrigado pela compreensão, boa consulta e boa visita!
Contactos
Tutela: Museus e Monumentos de Portugal, EPE
Diretor: Vítor Dias
Endereço: Rua Professor Vergílio Correia, 3150-220 Condeixa-a-Velha
GPS: Lat: 40,098407 Long: -8,490475
Telf(s): + 351 239 949 110
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: comunicacao.mnconimbriga@conimbriga.pt
Marcação de Visitas | Serviço Educativo:
E-mail: se.mnconimbriga@conimbriga.pt
Siga nossas Redes Sociais:
https://www.facebook.com/conimbriga
https://www.instagram.com/museu_nac_conimbriga
https://twitter.com/ConimbrigaM
Localização
Como chegar:
Acessos rodoviários: A1 e IC2 (saída Condeixa com sinalização Conímbriga);
IC3 e IC8 (direção de Condeixa-a-Nova, com acesso sinalizado junto a Condeixa-a-Velha);
A13 (Tomar-Condeixa-a-Nova);
Transportes Públicos: Autocarros de Coimbra para Conímbriga (empresa Transdev).
Estacionamento:
Estacionamento de automóveis e autocarros, junto ao Museu. (com dois lugares para pessoas com mobilidade reduzida);
Capacidade: 200 lugares;
Preço: Gratuito.
Acessibilidade:
O museu não tem barreiras arquitetónicas que impeçam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. As Ruínas ainda não reúnem condições para serem visitadas.
Existem instalações sanitárias adaptadas, junto à loja e bilheteira.