Fiação | Tecelagem

(versão áudio igual desde a vitrina “Serralharia” à vitrina “Construção Civil”)

Fiar e tecer faziam parte obrigatória do trabalho das romanas, qualquer que fosse a sua condição social, mas a grande quantidade de pesos de tear concentrados num mesmo quarteirão habitacional de Conimbriga e o peso enorme de alguns deles fazem supor a existência de uma produção artesanal de fios e tecidos fora do quadro familiar. O tear vertical de pesos é o mais comum em todo o mundo romano, recuando a sua invenção à Idade do Bronze. Os pesos em forma de paralelepípedo apresentam um grande desgaste devido ao atrito causado quando se encontravam sobrepostos; talvez seja por isso que a forma trapezoidal apareça muito mais abundante e melhor conservada.































Ensaio de visualização de Conimbriga no séc. II d.C. ©Jean-Claude Golvin
Conimbriga visualization test in the 19th century. II D.C. ©Jean-Claude Golvin

O Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional e a Editora Bluebook, colocam à sua disposição esta parte do catálogo das coleções para sua comodidade na visita a Conimbriga. A sua reprodução por qualquer meio não pode ser autorizada e constitui violação da Lei. Pode adquirir o Catálogo das Coleções na loja do Museu.

O site e a informação digital disponibilizada por QR-Codes estão em fase experimental. Agradecemos a sua compreensão e colaboração.