Insula a norte das termas

A evolução dos edifícios de cariz mais popular é muito interessante. No caso da Insula a norte das termas, infelizmente muito destruída pelos revolvimentos de terreno posteriores ao abandono da cidade, esta evolução foi especialmente complicada. Construída nos meados do século I depois de Cristo, poucos anos depois esta insula foi em grande parte demolida, para dar lugar à praça de acesso às Grandes Termas do Sul. Nesta remodelação construiu-se um pequeno átrio interior que, todavia, não deve ter representado uma solução prática para o funcionamento da casa, já que ao longo da vida desta, o espaço foi alvo de três sucessivas remodelações, até se tornar numa espécie de corredor dotado de uma abertura superior.




Ensaio de visualização de Conimbriga no séc. II d.C. ©Jean-Claude Golvin
Conimbriga visualization test in the 19th century. II D.C. ©Jean-Claude Golvin

O Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional e a Editora Bluebook, colocam à sua disposição esta parte do catálogo das coleções para sua comodidade na visita a Conimbriga. A sua reprodução por qualquer meio não pode ser autorizada e constitui violação da Lei. Pode adquirir o Catálogo das Coleções na loja do Museu.

O site e a informação digital disponibilizada por QR-Codes estão em fase experimental. Agradecemos a sua compreensão e colaboração.