• CATÁLOGO

    Lojas a sul da via

    A sul da via que entrava na cidade vinda de Sélio construiu-se, no início do século I depois de Cristo, um edifício longo, mas pouco fundo, ocupado quase exclusivamente por lojas, com um possível piso superior destinado à habitação. Estas lojas tinham os seus armazéns nas caves, já que para vencer os desníveis da rocha de base, o edifício foi construído dessa forma; descia-se para elas por uma escada de madeira, que dava acesso a um corredor iluminado por frestas (criptopórtico). Ao longo dos séculos I e II o edifício foi dividido, o corredor foi fechado e as lojas passaram a ter escadas próprias que davam, exclusivamente, acesso à sua cave; também pouco a pouco as caves foram sendo entulhadas, pois tinham certamente problemas de escoamento de águas infiltradas. Este edifício, tal como todos os desta zona da cidade, foi demolido quando da construção da muralha baixo-imperial.







    Ensaio de visualização de Conimbriga no séc. II d.C. ©Jean-Claude Golvin
    Conimbriga visualization test in the 19th century. II D.C. ©Jean-Claude Golvin

    O Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional e a Editora Bluebook, colocam à sua disposição esta parte do catálogo das coleções para sua comodidade na visita a Conimbriga. A sua reprodução por qualquer meio não pode ser autorizada e constitui violação da Lei. Pode adquirir o Catálogo das Coleções na loja do Museu.

    O site e a informação digital disponibilizada por QR-Codes estão em fase experimental. Agradecemos a sua compreensão e colaboração.