• CATÁLOGO

    Terreno da Faculdade de Letras

    A área a noroeste do fórum foi, em 1928, a primeira a ser escavada e mantida visitável em Conimbriga. A insula aí localizada compreendia, pelo menos, duas residências. Uma, designada “Casa do mediano absidado”, devido ao formato do implúvio do pátio interior, tinha, além da sua área residencial central (que se multiplicava num número indeterminado de pisos superiores) uma área independente, formada por várias lojas abrindo para um pórtico que ladeava a rua perpendicular ao fórum. A seguir (ao longo da rua do fórum, em direção a Norte), integrava-se no mesmo edifício uma outra pequena residência com implúvio central. Desta casa provém um altar dedicado a Líber Pater, deus silvestre romano, e também aqui se localizou um importante tesouro datado nos finais do Império. O nome do dedicante, Valério Dafno, dá o nome à casa.







    Ensaio de visualização de Conimbriga no séc. II d.C. ©Jean-Claude Golvin
    Conimbriga visualization test in the 19th century. II D.C. ©Jean-Claude Golvin

    O Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional e a Editora Bluebook, colocam à sua disposição esta parte do catálogo das coleções para sua comodidade na visita a Conimbriga. A sua reprodução por qualquer meio não pode ser autorizada e constitui violação da Lei. Pode adquirir o Catálogo das Coleções na loja do Museu.

    O site e a informação digital disponibilizada por QR-Codes estão em fase experimental. Agradecemos a sua compreensão e colaboração.