Casa dos Repuxos

A Casa dos repuxos é uma excepcional obra de arquitectura que, tal como a vemos, corresponde à remodelação de um edifício anterior, dos primeiros que os romanos construíram em Conimbriga, que era dedicado à manufactura e ao comércio. Entre 120 e 150 da nossa era, os proprietários do edifício demoliram partes dele e construíram uma grande residência aristocrática. Nesta altura foram entulhadas as caves que serviam de armazéns, de que sobrevivem vestígios na zona norte, pois parte delas foi aproveitada para construir umas latrinas. O eixo principal da casa é composto por um grande vestíbulo de entrada, alinhado com o eixo do peristilo central e com a grande sala de recepções (o triclínio) que, por sua vez, abria uma grande janela para o jardim que existia ao fundo da casa.



















Ensaio de visualização de Conimbriga no séc. II d.C. ©Jean-Claude Golvin
Conimbriga visualization test in the 19th century. II D.C. ©Jean-Claude Golvin

O Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional e a Editora Bluebook, colocam à sua disposição esta parte do catálogo das coleções para sua comodidade na visita a Conimbriga. A sua reprodução por qualquer meio não pode ser autorizada e constitui violação da Lei. Pode adquirir o Catálogo das Coleções na loja do Museu.

O site e a informação digital disponibilizada por QR-Codes estão em fase experimental. Agradecemos a sua compreensão e colaboração.