CATÁLOGO

Louças

(versão áudio igual desde a vitrina “Vasos Metálicos e Ferragens” à vitrina “Pesos e Medidas”)

Militares e mercadores fizeram chegar a Conimbriga as cerâmicas romanas mais antigas aqui descobertas; são poucos os seus testemunhos e reduzidos a vestígios. A primeira cerâmica a ser importada regularmente é contemporânea da promoção da cidade e representa a mais bela e a mais perfeita das produções romanas: a chamada terra sigillata produzida pela primeira vez em Arezzo (Itália) durante o principado de Augusto. No período que se situa entre Tibério e Vespasiano, Conimbriga abastece-se quase exclusivamente em La Graufesenque (Gália do Sul); entre 70-80, as oficinas hispânicas de Tritium Magallum (Trício, Navarra) competem ferozmente com os produtores gálicos e conseguem o exclusivo do mercado conimbrigense.











































Ensaio de visualização de Conimbriga no séc. II d.C. ©Jean-Claude Golvin
Conimbriga visualization test in the 19th century. II D.C. ©Jean-Claude Golvin

O Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional e a Editora Bluebook, colocam à sua disposição esta parte do catálogo das coleções para sua comodidade na visita a Conimbriga. A sua reprodução por qualquer meio não pode ser autorizada e constitui violação da Lei. Pode adquirir o Catálogo das Coleções na loja do Museu.

O site e a informação digital disponibilizada por QR-Codes estão em fase experimental. Agradecemos a sua compreensão e colaboração.